quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Livros Recomendados - II

Para os estudantes que desejam ampliar horizontes vai uma segunda lista de livros.
Clique nas imagens para ser redirecionado  aos sites indicados, selecionados pelo menor valor para compra:

O mundo pos-americano
Você conseguiria imaginar um mundo em que os Estados Unidos não será a única potência? o cientista político Zakaria tentou-nos dizer em sua obra. As questões geopolíticas fundamentais para os principais emergentes: Brasil, China e Índia são descritos. Entretanto, acredito que o fato de Zakaria ser descendente indiano e conhecedor de causa da Ásia, este se detém em dois vastos capítulos para elucidar os gigantes China e Índia, apontando suas potencialidades e suas principais dificuldades. Para quem pretende ter uma visão lúcida da redução do grande império leia O mundo pos-americano.


O Banqueiro dos Pobres
Em um dos países mais pobres do mundo, Bangladesh, o Prof. de Economia Yunus revoluciona o crédito para os mais pobres de seus país, e com grande esforço e muita solidariedade retira milhões de pessoas, principalmente as mulheres, da pobreza. Nesta obra Yunus narra a questão da religião e do preconceito contra o trabalho feminino, a luta de seu povo pela independência. É um caso raro de sucesso, sem ter que abolir as leis de mercado para que a empresa privada venha realmente a cumprir um papel social em uma das mais deseiguais sociedades do mundo contemporâneo.

Resenha completa da editora
Colapso
 Segundo livro mais vendido de DIAMOND, nesse ele apresenta como várias sociedades humanas entraram em extinção, por provavel depredação de seus recursos naturais. Você encontrará uma detalhada análise do genocídio de Ruanda (1994). A questão da produção de alimentos e o peso econômico e ambiental de países como China, Índia e Brasil. São mais de 500 páginas dedicadas em correlacionar desenvolvimento material e excassez de recursos.

Armas, Germes e Aço
 Livro com o qual DIAMOND ganhou o prêmio Pulitzer, nessa obra fantástica há uma séria análise de como os conquistadores atuaram na América, África e Ásia. As doenças como armas de guerra e de conquistas. A compreensão das mudanças políticas, culturais e sociais decorrentes da inovações na Europa e a dependência de recursos naturais cada vez mais escassoz no Velho Mundo direcionam os investidores europeus sobre os povos africanos, americanos e asiáticos.

A Queda de Bagdá

Lee Anderson narra a ocupação anglo-americana no Iraque em 2003, em sua obra jornalístitca fica evidente os riscos da profissão, em se manter uma imprensa livre com o objetivo de vir a esclarecer sobre as falsas afirmações do governo Bush de que o Iraque seria um Estado terrorista. Passado os anos até o momento nenhuma das supostas armas de destruição em massa foi encontrada. Lee Anderson faz um resgate histórico da ocupação britânica na região do Oriente Médio às dispustas da Guerra Fria entre as potências soviética e estadunidense.

Os textos acima são de autoria do prof. Demétrio, e servem apenas como roteiro introdutório às obras indicadas. Para saberem mais leiam ainda mais!

2 comentários:

  1. Muito informativo :)




    Muito interessante o blog !
    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

    www.bolgdoano.blogspot.com

    Muito Obrigada, desde já !

    ResponderExcluir
  2. Visitei www.bolgdoano.blogspot.com também é bem legal e bem instrutivo, aconselho aos demais amigos e alunos.

    Prof. Júnior Negreiros (Matemática)

    ResponderExcluir