segunda-feira, 18 de abril de 2011

A educação nacional


Demétrio Costa de Melo*

As voltas com a qualidade do ensino no Brasil, recentemente foi aprovado pela justiça federal a legalidade do Piso Nacional para o magistério. No entendimento geral o País passaria a ter um parâmetro mínimo para remunerar seus profissionais da educação básica, para com isso corrigir desequilíbrios entre os entes federativos.
A valorização do magistério nacional, não deveria ser somente promessa em períodos de eleição, mas uma meta para alçarmos posições significativas entre os países em desenvolvimento.
O Fundo Monetário Internacional já aponta como um dos principais entraves às próximas décadas de crescimento a escassez de profissionais qualificados nos setores de infraestrutura, metalomecânica, indústria náutica e aeronáutica, isso para citarmos alguns, mas o déficit de profissionais para a educação também não para de crescer.
Costumo ver muitos jovens egressos dos cursos de licenciatura, ou mesmo os que estão no estágio obrigatório afirmarem que querem “ser” professores, porém da Educação Superior Federal, pois há mais incentivos à qualificação, há melhores remunerações além da “estabilidade do emprego”, eu retruco para esses futuros profissionais: mas  quem irá ensinar  seus filhos?
Para Moacir Gaddotti, um dos grandes pesquisadores da Educação Brasileira, as mudanças são antes uma promessa de futuro melhor, são conjunturais, e não estruturais, para ele precisamos de uma política de Estado, e não promessas de governo.
Aqui e acolá ouvimos falar de uma escola que teve um ótimo desempenho, mas a questão macrossocial e macro-política nos impedem de utilizarmos os pequenos casos de sucesso como força política suficiente para gerarmos as mudanças necessárias.
Mas os sinais estão aparecendo, o Ministério da Educação tem estado atento aos avanços nos indicadores de melhoria na educação básica, principalmente no que tange ao IDEB (índice nacional) e ao PISA (índice dos países membros da OCDE), se continuarmos no ritmo que estamos daqui a mais duas décadas estaremos com parâmetro educacional da Bulgária, da Polônia ou do Chile.
Mas há países que estão ainda mais a nossa frente, emprego aqui economias em desenvolvimento como a nossa, a Coreia do Sul tem investido em média 5,5% do PIB com educação, sendo visto hoje como modelo de desenvolvimento educacional, é um país de território diminuto, mas que tem participação no mercado externo maior que o Brasil, pois é um dos maiores exportadores de bens de alto valor agregado.
Se não sairmos dessa espiral de deficiência na educação, enquanto a sociedade não trilhar um caminho que venha a por a educação como um dos pilares do desenvolvimento, essa confortável posição de país emergente rapidamente será perdida, pois Índia, Indonésia, Tailândia, e outros, estão criando enclaves econômicos mais dinâmicos que o Brasil.
Ou dito de outra forma a sociedade não se importará em entender questões que os afetam diretamente, tais como o tornar público o impacto que o Piso Nacional do Magistério trará aos estados diante da necessidade pagá-lo, cerca de R$ 1,9 bilhão, enquanto Congressistas, Ministros do Supremo, Presidente da República e seu Vice, recentemente tiveram seus vencimentos reajustados acarretando um impacto nas contas públicas foi de cerca de R$ 2 bilhões, mas que já caiu no esquecimento da população...
_______________________
*Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Professor de Geografia da rede oficial do município de João Pessoa e professor na rede particular. Colunista do Jornal A União

2 comentários:

  1. professor, eu falei com o senhor hj de tarde depois da sua aula e pedi pro senhor me conseguir vários materiais de geografia pra eu poder entender o assunto que o senhor está dando...
    obrigado...
    YURI TRINDADE 3°ano "F" geo sul

    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua opinião, mas qual seria então a solução para o ensino publico? Que muitas vezes vemos o desinteresse da maioria dos alunos? Para que algo aconteça é necessário que a sociedade brasileira tenha uma visão mais critica e pare de botar a culpa somente nos políticos que estão no podre porque a população votou nele. O grande mau dos brasileiros é sempre dar o seu jeitinho, mas poucas vezes resolver o problema de fato.
    Em minha opinião a educação é à base de uma sociedade que tem uma participação ativa na política de seu país, os políticos brasileiros investindo na educação pública estariam formando uma população, mas portadora de conhecimento e evidentemente, mas critica em relação aos desvios de dinheiro publico, e em muitos outros casos que são passados nos tele jornais causando a maior polêmica, mas que no final muitos políticos acabam se safando... E para quê eles gostariam de uma população assim se é muito, mas simples roubar enquanto a população é entretida com “pão e circo”?

    ResponderExcluir