sexta-feira, 15 de março de 2013

Geopolítica Brasileira na Amazônia



A imensa Floresta Amazônica tanto é brasileira quanto da humanidade. Por isso é dever de todos nós procurarmos desenvolver sistemas compatíveis com esse geossistema.

O Brasil é detentor da maior parte dessa paisagem natural, mas que nós últimos 40 anos vem delapidando seus recursos, em razão da adoção de um modelo de desenvolvimento dependente da extração de seus recursos para o mercado externo.

Muito se discute internacionalmente se nós brasileiros temos o poder de conservar sua natureza, sua biodiversidade.

Para melhor compreender a questão veja os vídeos a seguir:
Vídeo 1:

Vídeo 2:

Após ter assistido os vídeos faça um comentário relacionando:

As tecnologias de controle e observação e a ação de Governos, Grupos e Empresas com a proteção dos recursos da Região Amazônica.

13 comentários:

  1. Preservar a floresta amazônica, é sim um dever de todos nós. O governo brasileiro tem que mandar agentes para que haja uma fiscalização maior, assim como os governos dos outros países onde também existe a floresta, e as tecnologias de hoje, são ferramentas muito importante para fiscalização também. Mas não é porquê há a necessidade da preservação, que países comprem a floresta para "aumentar" a fiscalização, já que a floresta é do mundo e o mundo é de todos que o habitam.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Brasil junto com os outros países estão no caminho certo, apesar da dificuldade a tecnologia vem sendo um aliado muito importante, mais isso não que dizer que o desmatamento vai acabar , ainda sim com essa tecnologia ao seu lado o Brasil precisa investir bastante para que essa área tenha uma fiscalização ainda maior.
    O grande problema é que a madeira é uma das matérias-prima mais visada do mundo o que causa ainda mais danos a essa imensa biodiversidade.
    Privar a amazônia é uma coisa totalmente estupida, apesar da necessidade de preservação e fiscalização, a Amazônia é muito mais do que um lugar a venda, é maior floresta tropical do mundo onde é nosso dever cuidar e preservar desse monumento natural

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A grande preocupação no termo de preservação da Floresta Amazônica está sendo muito útil. O grande monitoramento que ocorre na Floresta tem diminuído o desmatamento, mas mesmo assim não o acabou de vez. Essa preocupação não é só do Brasil, mas sim de vários outros países, já que eles pregam que a Floresta não é de um território só, mas pertence a toda a humanidade.

    Mesmo com todo o supervisionamento que ocorre na Amazônia, ainda necessita-se muito mais fiscalização. Quanto mais se monitorar, mais resultados benéficos apareceram.

    ResponderExcluir
  5. A Floresta Amazônica é bem de toda a humanidade .
    Não é correto privatizá-la , tem de haver uma conscientização de todos nós.. Fiscalizar , preservar , cuidar são algumas das coisas que poderiam ser feitas.
    Porém, o Brasil e o mundo, não podem ficar de mãos atadas com tudo isso. Essa fiscalização tem que ser intensa, juntamente com os processos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  6. Devemos cuidar do que é nosso por direito. É necessário que se haja uma maior preocupação,e respeito para com a Floresta Amazônica.Com o monitoramento existente da Floresta Amazônica o desmatamento "diminuiu",MAS NÃO ACABOU.Apenas monitorar não vai adiantar,é preciso que os países que possuem uma parte,mesmo que pequena da Amazônia,cheguem a uma decisão que salve de vez a floresta.Se nada for feito agora,no futuro a Floresta Amazônica não passará de apenas uma lembrança.

    ResponderExcluir
  7. A Floresta Amazônia tem uma rica existência de fauna e flora que encontra-se na maior parte do território brasileiro, justamente onde existe o maior índice de desmatamento, o principal causador de tal desmatamento por incrível que pareça são as empresas brasileiras que por obrigação deveria dar o exemplo aos demais países que vem de forma ilegal para o Brasil desmatar a Amazônia, tem que haver uma conscientização de nós brasileiros e países vizinhos que também é encontrada a Floresta para lutarmos juntos para o fim do desmatamento. Com ajuda da tecnologia já conseguimos um bom resultado da diminuição do desmatamento, mas tem muita coisa que pode melhorar para que a Floresta Amazônia continue viva para que novas gerações possam desfrutar desse paraíso natural.

    ResponderExcluir
  8. A floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. A maior parte está localizada no Brasil, porém também está presente em mais alguns países da América do Sul em pequenas proporções. Sua grande extensão dificulta a fiscalização, pois vem até gente de outros países extrairem madeira por aqui. Pelo fato de sua maior parte se localizar no território brasileiro, é onde há o maior índice de desmatamento e em 2004 tivemos o ápice de árvores desmatadas. Passaram alguns anos, tivemos poucas melhoras (principalmente com ajuda da tecnologia e conscientização das pessoas), contudo ainda é grande o número de desmatamentos no Brasil. Ainda dá tempo de rever isso, temos muito mais a melhorar para que não percamos o bem mais precioso que temos.

    ResponderExcluir
  9. A floresta amazônica é a maior floresta do mundo e com bastante biodiversidade e vem sofrendo muito com o desmatamento, mas as tecnologias tem ajudado bastante, com um satélite podemos saber onde ta sendo feito o desmatamento ou queimada e com monitoramentos chegar ao lugar mais rápido, e com essas técnicas os índices de desmatamento vem sendo cada vez menores. As pessoas também deve ter consciência e preservar o seu matrimônio, a floresta não tem dono mais a maior parte se encontra em território brasileiro então cabe a nós cuidarmos do nosso matrimônio!

    ResponderExcluir
  10. A amazônia é um patrimônio de todos, mais de 7 mil quilômetros quadrados que a natureza proporciona, triste é saber que não temos controle sobre todos os crimes ambientais cometidos contra ela, e o pior é sabermos que mesmo indiretamente, tambem somos culpados, ao comprar produtos florestais como madeira e papel, não cobramos o selo Conselho de Manejo Florestal, além das autoridades governamentais, precisamos de campanhas com a população, a conscientização ainda sim é a melhor saída para combater o desmatamento.

    ResponderExcluir
  11. Floresta Amazônica é algo lindo e único nesse mundo, nada se compara com sua biodiversidade, algo tao importante pra nós, e que produz uma grande parte de oxigênio do planeta, necessita de um cuidado e atenção especial. Infelizmente, devido ao grande lucro que a sua madeira trás, esse mar verde vem sofrendo por pessoas q não tem a minima noção de sua importância pra nós. Mas também vem ocorrido um avanço tecnológico para melhorar essa situação e localizar a área desmatada. Devemos preservar algo tão importante e que nos trás o perfeito equilíbrio do ecossistema.

    ResponderExcluir
  12. Assim como no primeiro vídeo mostrou nós mesmos é que estamos desmatando a Amazônia, enquanto nós na verdade deveríamos preservá-la cuida-lá pois a Amazônia não é só nossa é de todos deveríamos cuidar daquilo que é realmente importante. Pois o Brasil é preferindo acabar com todos os seus recursos só para tentar se igualar a outras potências, não estou falando que ele não devia tentar ser um país desenvolvido, mas sim que Brasil tentasse conquistar isso sem precisar desmatar, destruir seus recursos naturais para vender para outros país.

    Andressa Pamplona

    ResponderExcluir