terça-feira, 4 de junho de 2013

Diretrizes Curriculares em Geografia: síntese


As mudanças são mais rápidas que a possibilidade de adaptação, certo? - não necessariamente.
O mecanismo de evolução, grosso modo, nos instrui que se não nos adaptarmos morreremos. Não que isso venha a acontecer, a espécie humana cria novas condições de adaptabilidade tão rápidas quanto as mudanças que surgem.


Dito isso, o Novo Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser a referência básica não só para se aferir a qualidade do ensino brasileiro, público e privado, mas, também, atender:


  • Supletivo;
  • Participação no programa Universidade para Todos;
  • Financiamento da Educação Superior;
  • Ingresso em instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas.


Com a Nova LDB/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - que o ensino deveria passar por uma verdadeira mudança, no entanto, as mudanças são lentas e diariamente o País é "acusado" não ter mão de obra qualificada. Faz até pensar que a educação tem a única função de formar para o mercado de trabalho (ou será que não?).

Inúmeros documentos foram desenvolvidos pelo MEC em conjunto com centros de pesquisa e universidades, para orientar as secretarias de educação e os cursos de formação de professores (Licenciaturas) da necessidade de um currículo nacional comum: os famosos PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais - que para o Ensino Médio são as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Um importante documento do MEC é: Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: volume 3 - Ciências Humanas e suas Tecnologias (clique na imagem para baixar).
Nele estão contidos orientações sobre conteúdos, competências e habilidades específicas para cada disciplina dá Área de Ciências Humanas.
No que tange a Disciplina Escolar de Geografia apresenta-se uma síntese dos conteúdos mais relevantes:





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