terça-feira, 22 de outubro de 2013

Campo de Libra

Campo de Libra
Opinião

O Governo diz que não há privatização e que tudo foi um sucesso.
Quanto a isso tenho dúvidas, pois só havia um consórcio privado constituído por Shell e Total, estatais chinesas e Petrobrás (muito descapitalizada).
Com relação ao dinheiro do pré-sal para educação esperemos 5 anos, quando a produção atingir a fase comercial. Não houve ágil no leilão e o contribuinte pode perder dinheiro, uma vez que a estatal brasileira fica com 40% de ônus e bônus, caso não tenha o petróleo esperado o prejuízo será em bilhões. Outro detalhe é que a nossa estatal fica com a operação de risco, enquanto a Shell e a Total entram com tecnologias, as chinesas entram com o recurso financeiro e o Brasil entra com a produção, situação mais cara e perigosa.
Estimasse que em 2019 a produção entre na fase comercial para atingir 1 milhão de barris por dia no campo de Libra.
Pois é, o PT privatiza, mas usam outros adjetivos, no momento em Libra o modelo será o de partilha, o Governo fica com o mínimo de 41, 65%.
A questão do PT privatiza não é o fato de entregar o patrimônio público como fez o PSDB-PFL, é uma questão de soberania sobre os recursos naturais.
O acesso que as empresas estrangeiras terão ao pré-sal não trará, necessariamente, desenvolvimento técnico ou tecnológico para o País. Uma vez que no atual arranjo macroeconômico internacional ainda vivemos uma desvantagem gritante diante dos centros do capitalismo.
Sim, muito podem dizer que é um passo importante com o modelo de concessão, entretanto o não repasse de tecnologias pode apenar manter o país como fornecedor de petróleo, coisa que já ocorre, tendo em vista estarmos em 13ª entre os exportadores de petróleo, foram cerca de 800 milhões de barris exportados, e estamos atualmente importando cerca de 2 milhões equivalentes de gasolina. Dessa forma a "concessão" de Libra não trará investimentos no parque de refino, pode até prejudicar a Petrobrás nisso, pois entrará com R$6 bilhões a vista para o Governo no leilão do dia 21/10/2013 e em outros que virão.
A outra pergunta é: será que daqui a duas ou três décadas o petróleo será uma fonte importante como é agora? - tenho dúvidas uma vez que os centros do capitalismo investem massivamente em outras fontes ou outros modelos de produção, e que depois estarão exportando essas tecnologias.

Ainda há tempo para repensarmos o nosso modelo civilizatório: crescimento econômico ou desenvolvimento social? - essa equação não fecha agora, pode ser que não feche nunca.