domingo, 25 de setembro de 2016

Lista de indicações: Livros

Mês de outubro está próximo, e como ele coisas interessantes se revelam.

Primeiro é o mês em que completo mais um ciclo de 12 meses, e em segundo é o mês dos professores.

Claro que outubro é muito mais que meu aniversário ou mês em que se lembra que dia "15 de outubro" é o dia dos professores, tem, por exemplo, o Outubro Rosa.

No entanto, como o que importa de mais imediato a mim (rs) é poder saber que a vida vale a pena e é bom marcá-la com coisas boas...

Eis as coisas que podem em muito marcar o tempo de forma alegre e inteligente:

1. Livro "Verdades e Mentiras: ética e democracia no Brasil".
Resumo da Saraiva (clique na imagem para encontrá-lo):

É senso comum dizer que todo político mente. Mas não seria a verdade uma ilusão, uma impossibilidade que tornaria a mentira ética? Nesse livro, quatro respeitados pensadores de nosso tempo - Gilberto Dimenstein, Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé e Mario Sergio Cortella - debatem as fricções que envolvem a tensa relação entre ética e democracia, colocando em xeque as verdades e as mentiras que compõem o universo político nacional. Com opiniões por vezes divergentes, mas que se complementam, eles discutem o que, de fato, define um governo democrático e o quanto ele é reflexo de nosso posicionamento como cidadãos. Os autores trazem à conversa temas que tratam de práticas e dilemas da vida pública com que temos convivido já há bastante tempo e mostram que, mesmo em cenários de crise, há, sim, motivos para acreditar no exercício de uma democracia que tenha o coletivo como bem maior.
Autores: Gilberto Dimenstein / Leandro Karnal / Luiz Felipe Pondé.

2. Livro "Estados Unidos: a formação da nação
Resumo da Saraiva (clique na imagem para encontrá-lo):

A coleção Repensando a História, tem por objetivo desenvolver a visão crítica por meio da discussão, análise e reformulação constante dos temas históricos. Pretende estimular a participação de todos no processo de elaboração do saber histórico, apresentando um tratamento desmistificador de visões consagradas e abordando questões que fazem parte do dia-a-dia das pessoas 'comuns' sistematicamente postas à margem da história.

3. Livro "A história dos Estados Unidos
Resumo da Saraiva (clique na imagem para encontrá-lo):

Como pode os Estados Unidos provocarem tanto ódio, a ponto de muita gente no mundo ficar feliz com ataques suicidas de fanáticos obscurantistas contra eles? Como pode uma cultura influenciar tantas outras e ostentar, muitas vezes, um provincianismo digno de rincões escondidos no espaço e no tempo? Nação que absorveu mais imigrantes que nenhuma outra na história, que respeita as diferenças criando etiquetas para as minorias, que incorpora cientistas do mundo todo em suas melhores universidades, que espalhou para o mundo o cinema e o jazz, séries de tv e calças jeans, padrão de magreza anoréxica e de seios inflados; país que defendeu a democracia em “guerras justas” e atentou contra ela em invasões injustificáveis. É sobre esse fascinante país que trata este livro. Primeira e única obra feita com olhar brasileiro, foi escrita por quatro especialistas da área, passando longe da visão maniqueísta com que o tema comumente é tratado. Obra de referência, essencial para quem não é indiferente (gostando ou não) às influências que a terra do Tio Sam exerce sobre nós.

Desde já agradeço

Professor Demétrio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário