sábado, 10 de junho de 2017

Geografia - 6º ANOS - Coreeção das Atividades do Livro

Geografia 6º Ano - Correção
Livro 2
Capítulo 2 Formas e Movimentos da Terra

Página 18

1. Geóide,  Isto é,  esférica com achatamento nos polos.

Página  19
1. Resposta pessoal.
2.  Podemos comprovar a esfericidade da terra através da projeção de sua sombra na lua,  Além disso,  a partir de imagens do planeta Terra tiradas a partir do espaço.
3.  Devido à ação da força da gravidade que atrai todos os corpos para o centro do planeta.

Página 23
a) A parte oposta do Globo Terrestre fica completamente escura,  indicando que a noite nessa porção.
b)  Não há diferença entre a presença de luz nos hemisférios norte sul;  a diferença aparece no sentido leste e oeste.

Página 24
1.  Cabe Recordar que o movimento de rotação da Terra ao redor do seu eixo ocasiona os dias ( locais na face do planeta voltado para o sol naquele período)  e as noite ( A Outra Face,  que não está recebendo uma insolação,  e por isso,  está escura).  como a terra está permanentemente girando ao redor do seu eixo,  depois de algum tempo a parte que estava voltada para o sol vai ficar o lado oposto e vice-versa.
2.  Como o dia tem 24 horas,  convencionou-se dividir o globo terrestre ( que tem 360 Graus de longitude,  sendo 180º para o leste e 180º para o Oeste,  em relação ao meridiano de grenuit)  em 24 fusos horários.
3.
a)  17:00.  se cada 15º de longitude aumentamos uma hora,  e Roma está quase de cinco de Brasília temos três horas de diferença.
b)  6:00.  se a cada 15º de longitude diminuímos uma hora em Madrid está a 60 de Santiago,  temos 4 horas de diferença.

Página 25

1.  180 graus.
2.  a linha internacional de data (LID)  é um Marco Imaginário que indicam onde um dia acaba e outro começa.  por convenção internacional, a LID  determina a mudança de data civil na terra.  o horário na faixa de fuso em que a linha está situada é o mesmo,  tanto de um lado como do outro da linha.  no  entanto, A parte leste da LID ( o lado direito,  se olharmos para o mapa com o norte na parte de cima),  situada no hemisfério Oeste ( ocidental),  tenha um dia a menos em relação a parte Oeste ( o lado esquerdo),  situada no hemisfério leste (Oriental).
Tony embarcação que cruza a LID  no sentido leste-oeste perde um dia:  por exemplo,  da tarde de sábado passa a tarde de domingo.  jaume embarcação que cruza no sentido oeste-leste ganha um dia,  pois da manhã de domingo,  por exemplo,  passa para manhã de sábado.
3. Na direção oeste.

Página  26
1. Atualmente existem no Brasil quatro faixas de fusos horários,  todos atrasados em relação a Londres.
2.  Haverá duas horas de diferença entre eles.
3.  O segundo fuso abrange todos os estados brasileiros com litoral e também Goiás,  Tocantins e Minas Gerais.  o terceiro fuso horário abrange os estados de Mato,  Mato Grosso do Sul,  Rondônia,  Roraima  e a maior parte do Amazonas.

Página 28
1.  O principal objetivo é economizar de 4% a 5% da energia elétrica,  já que no horário de verão a luz solar pode ser aproveitada por mais horas durante o dia.
2.  É nesse horário que,  geralmente,  a população chega em casa,  após o trabalho ou a escola,  utilizando mais aparelhos elétricos (lâmpada, televisores, computadores, chuveiros eletrodomésticos em geral).  Como no horário de verão o dia tem maior exposição ao Sol,  a tendência a usar menos a eletricidade ( não acendendo as luzes tão cedo,  por exemplo).

Página. 32
1. As estações do ano costuma ser bem definidas nas regiões de médias latitudes ( situadas entre 24 e 66,  em relação à linha do Equador,Em ambos os hemisférios), onde normalmente ocorre em climas temperado.  e significa que essas áreas são marcadas por inverno rigoroso,  com o frio intenso,  Neve e congelamento de lagos e rios;  a primavera caracterizada pelo descongelamento de lagos e rios,  renascimento das Folhas das árvores e desabrochando das Flores;  verão predominantemente quente,  com registro temperaturas elevadas;  e outono assinalado pela queda das Folhas das árvores e das temperaturas.
2.  Equinócio significa” dias e noites iguais”,  ou seja,  é a data do ano em que a duração do dia é aproximadamente igual à da noite.  solstício significa” só o que é tu”.  que é quando o sol se encontra mais afastado da linha do Equador e a uma diferença maior entre a duração do dia e da noite.  os equinócios ocorrem em 21 de março e em 23 de  setembro.   nesses dois dias,  os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador,  iluminando por igual os dois hemisférios.  os solstícios ocorrem nos dias 21 de junho e 21 de dezembro.
3. Resposta pessoal.

Página 33-34
1.  A necessidade previsão,  é saber quando cultivar o solo,  quando colher os alimentos cultivados,  quando vai nevar ( o que exige uma estocagem de alimentos para enfrentar esse período),  et cetera.  em suma,  Como diz  o texto,  no passado,  medir corretamente essa variação no tempo significou prever o futuro,  prever as épocas de chuva,  plantio e Colheita.
2.  Porque esse era o meio mais fácil e acessível para dividir o tempo em anos ou em estações.  são fenômenos naturais que em geral se repetem constantemente,  O que torna possível sua previsão e a divisão do tempo com base neles.
3. Grande parte dos livros que antigamente eram usados nas escolas brasileiras tinham por base o conhecimento do continente europeu onde lá as quatro estações do ano são bem desenvolvidas pois o território se encontra nas médias latitudes ou zona temperada do Hemisfério Norte.
O território brasileiro encontra-se praticamente na faixa tropical do planeta, ou seja, na zona de baixa latitude,  mesmo na Região Sul do Brasil que está ao sul do trópico de Capricórnio também por lá as estações do ano não se desenvolvem totalmente,  não há por exemplo,  a formação de glaciares no inverno nem é o congelamento de rios,  sendo assim na primavera não haverá degelo e a formação de rios e lagos não dependem então de acumular gelo no inverno.
4.  Em geral,  no Brasil há duas estações mais perceptíveis na maior parte do território:  o verão mais chuvoso e o inverno menos chuvoso (na área litorânea do Brasil que se estende do noroeste do Estado de São Paulo até o sudeste do Rio Grande do Norte as chuvas concentram-se no período de outono e inverno).  Apenas em alguns lugares da Região Sul ou de áreas montanhosas é que às vezes ocorre a precipitação de Neve (fenômeno raro e que não costuma se repetir entre os anos). E também apenas em algumas áreas é que durante algum tempo as árvores ficam desfolhadas -  por exemplo,  na Caatinga do Sertão nordestino,  isso é devido aos períodos de estiagem.  Mas na imensa Floresta Amazônica,  por exemplo,  como também na Mata Atlântica e outros biomas brasileiros,  não existe uma estação em que todas as árvores ou a maioria delas fica desfolhada.

5.  como os moramos no litoral oriental do Nordeste percebemos duas estações a primavera e verão são quentes e com poucas precipitações,  no outono inverno a uma acentuada elevação das precipitações, Mas as temperaturas quase não mudam.

Página 35 a 37
1.
a) Ao movimento de rotação.

b)  os dias,  as noites e os diferentes horários na superfície terrestre.
c)  Opcional.

2.
a)  porque o território brasileiro é muito extenso,  um dos maiores do mundo.  do extremo leste ao extremo oeste do Brasil a distância aproximada é de 4320 km.  Além disso,  pertencem ao Brasil algumas Ilhas no Oceano Atlântico,  distantes até 1.100 km do litoral.
b)  o segundo fuso determina a hora oficial do país,  que é a de Brasília.
c)  quando em Brasília o relógio está em meio dia( sem contar com o horário de verão)  na cidade de João Pessoa os relógios marcam,  igualmente, meio dia.

3.
a)  o segundo depoimento.  nele,  o autor apresenta a quantidade de energia que se pode economizar anotar esse horário.
b)  O Estado da Paraíba não incluído no horário de verão,  uma vez que o consumo de energia é relativamente baixo em comparação com os estados do Centro-Sul do Brasil.

4.
a)  existem anos bissextos,  Isto é, com 366 dias,  porque a terra completa uma volta ao redor do sol em 365 dias,  5 horas e aproximadamente 48 minutos.  essas “sobras” de pouco mais de 5:00 são somadas e ao fim de 4 anos teremos 24 horas a mais,  que correspondem a um dia.
b)  os próximos anos bissextos estão previstos para 2020 e 2024.
c)  Resposta do aluno.

De olho na Imagem
a)  a semelhança que ambos os casos as pessoas cruzaram a linha que marca a mudança de data,  Isto é, O antimeridiano ( oposto ao meridiano de Greenwich)Do outro lado do Globo.  ao cruzar essa linha imaginária,  pela convenção dos fusos horários,  as pessoas estão passando de um dia para o outro (mas adiantado  no Hemisfério Leste e atrasado  no Hemisfério Oeste).

b)  é apenas uma convenção,  pois o horário real é praticamente o mesmo,  mas por convenção se estabelecer o que existe aí uma linha que marca a mudança de horário.

Capítulo 3
Superfície e estrutura da Terra

Página 42 e 43
1. Rocha Granítica.  este tipo de rocha é empregada para pisos e bancadas de pias, além disso é usada para fazer calçamento de ruas.  Rocha Calcária.  Muito utilizada na fabricação do cimento e fundações das casas.
2. A hidrosfera é a camada de água do planeta formada pelos rios,  mares,  oceano,  lagoas,  lagunas e águas subterrâneas.
3.  a porção com a qual interagimos e de espessura aproximada de um quilômetro.  a atmosfera é a camada gasosa da terra,  que se estende a pouco mais de 800 km de altitude.  porém,  a superfície terrestre mantém contato apenas com sua parte inferior,  que alcança no mar,  12 km de altitude.  e nessa camada conhecida como troposfera que ocorrem os fenômenos climáticos e onde a alma é o percentual de gás oxigênio.
4.  Biosfera e a esfera da vida que compreende todos os seres vivos e as condições que permitem a existência da vida ( solos,  ar,  água energia solar).  Ela é importante para os seres humanos porque fazemos parte dela e sem as demais formas de vida ( animais e vegetais) nós não sobreviveríamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário