sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PISA: O Brasil continua levando uma pisa na educação!

Em 2011 teremos mais um processo de avaliação nacional: ENEM, que originalmente fora criado para avaliar o desempenho dos estudantes da rede oficial, para orientar as políticas educacionais.
Sabemos que o Brasil na última avaliação internnacional melhorou, foi o país que mais avançou, entretanto nossa posição frente aos demais países participantes ainda é decepcionante, tendo em vista ocuparmos a oitava colocação entre os produtos internos global.
Na Avaliação Internacional de Estudantes (sigla PISA em inglês) O Brasil contou com 20 mil estudantes de todas as unidades da federação, para com isso melhorar o nível de comparação e melhor direcionar as políticas de desenvolvimento educacional.
"No DF, a média considerando as três disciplinas foi de 439 pontos – 38 acima da nacional. Em seguida, aparecem Santa Catarina (428), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422) e Paraná (417). Seis estados também tiveram resultados acima da média nacional – Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás." (...)
No fim da lista, ficaram os estudantes de Alagoas e do Maranhão que obtiveram a menor nota – 354 e 355 pontos respectivamente. Na sequência, aparecem o Acre, o Amazonas e o Rio Grande do Norte, todos com média 371. Os resultados inferiores do estado do Norte e Nordeste são reflexo do baixo investimento que foi feito nessas regiões nos últimos anos, segundo o ministro da Educação Fernando Haddad."
Segundo especialistas os resultados do PISA tem relação direta com a renda familiar e os gastos de cada ente  federativo, como pode ser analisado na tabela a seguir:
FONTE: adaptado de Todos pela Educação
Com gastos maiores e formação adequada dos profissionais de educação as metas pretentidas pelo MEC, de atingirmos a média 6,0 dos países da OCDE, poderão ser alcançadas, além de promovermos uma melhoria da qualidade de vida da população de uma maneria geral.
Mas fica o alerta: você estudante está preparado para enfrentar as mudanças que se seguem?
Os números expõem uma dura realidade: os estudantes do Centro-Sul preparam-se melhor para enfrentar a concorrência nos processos de seleção, e a adoção do ENEM como processo unificado está alimentando essa ferida, o despreparo é enorme para a maioria dos jovens, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste, onde o resultado do PISA é inferior.

2 comentários:

  1. Mas há outros pontos de vista. A despreparação dos estudantes do NE é notável e uma lástima mesmo. Mas NÃO SÃO TODOS. Há muitos no NE que são ótimos estudantes, não só no sentido de "sala de aula", mas como ser humano. Pessoas que tem a curiosidade pelo conhecimento. Entretanto, não são a maioria e são até desvalorizados. A grande parte não se dá nem ao trabalho de tentar criar gosto pelo saber e por essa razão, digo que a culpa não é total dos professores.

    ResponderExcluir
  2. Essa média, sem dúvida vai aumentar, não pela melhora na educação, mas sim pq o vestibular(tradicional) vai ser abolido de uma vez por todas, e os colégios particulares vão colocar seus alunos no enem de forma mais efetiva. A dúvida q fica é, será que o Brasil vai conseguir cumprir seu principal objetivo, ludibriar a opinião internacional?

    ResponderExcluir