segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Uma questão moral

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - vem cumprir vários objetivos, dentre eles realizar uma verdadeira reforma da grade curricular do País, pautado na formalização de inúmeros conteúdos, que beiram a inutilidade.
Uma formação mais ética, solidária e humana poderia despertar nos educandos valores com os quais um cidadão deveria preservar, tais como o respeito às leis, a individualidade, a dignidade, o senso de justiça, a tolerância.
Mas o que temos visto é justamente o oposto, com o aumento da riqueza muitos jovens acreditam que suas atitudes são justificáveis, uma vez que os danos, decorrentes de ações inconsequentes, podem ser "pagos", sem que no entanto venha a ferir seu direito à liberdade.
Como tem sido o caso recente da escola Christus de Fortaleza que manteve em seu poder cadernos copilados com questões de um pré-teste do INEP.
Infelizmente a Justiça Federal em Fortaleza anulou as questões, prejudicando o exame nacional, dando ao Estado o ônus da "fraude", quando quem moralmente agiu incorretamente fora o colégio em questão.
Uma das linhas de investigação da Polícia Federal aponta  para corrupção ativa e passiva, entre funcionários da escola e responsáveis pela aplicação do pré-teste.
Como disse a diretora do INEP Malvina Tutmman: "A questão é: que valores as nossas escolas estão desenvolvendo com os nossos alunos?"
Os valores parecem ser o egoísmo, a incoerência, a irresponsabilidade, a corrupção, a coerção...
Nossos jovens e futuros dirigentes da nação tentam hoje estabelecer um conjunto de vantagens, fico a imaginar como se sustenta um sistema sociopolítico corrupto em que todos tentam a barganha?

Prof Demétrio Melo

Um comentário:

  1. Olá professor,sou Duílio do 3ºano B geo sul,hoje eu lhe perguntei sobre a recuada de algumas multi-nacionais da China devido as melhores condições de emprego(como o salário destes trabalhadores,chineses)que o governo vem proporcionando,sobre isso,eu gostaria de saber quais foram estas medidas,e se o Brasil,como um grande aliado deste belo e forte país,pensa ou pretende adotar/pensar em adotar tais medidas...Bem,sobre o texto acima eu concordo,principalmente a questão dos valores que as escolas estão deixando para os alunos,muitas destas não se preocupam em formas bons cidadãos querem apenas resultados,como passar no vestibular,e isso acaba afetando a vida de toda a sociedade...

    ResponderExcluir