quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Um mundo melhor?

Steve Jobs revolucionou o mundo corporativo.
   Inventou produtos que todos querem possuir, porém os trabalhadores chineses e  taiwaneses não podem se quer sonhar, trabalham até 16h por dia, quem dirá possuir tais produtos, seus salários são sofríveis, muitos vivem uma vida miserável, sem direitos garantidos, há mais um relação escravocrata do que trabalhista.
   Não bastasse isso, longas jornadas de trabalho, relizadas por jovens que migraram das zonas rurais da China, para tentarem uma vida melhor na cidade, não contam com nenhum tipo de assistência, a concorrência é levada ao extremo, e nada podem fazer, não há a quem pedirem socorro, visto o modelo político extremamente fechado. Sendo flexivél se comparado com o regime de castas da Índia.
   Dizer que Jobs deixou um mundo melhor é até desumano, foi um dos primeiros a transferirem as linhas de produção para China e outros, arrazando o emprego dos estadunidenses, o que ajudou a formar o elevado déficit público em conta corrente e parte da gigantesca dívida soberana dos Estados Unidos.
   Mas para quem deseja, e pode ter, seu iPad ou iPhone isso é maravilhoso, muito em breve vários outros países adotarão o regime de trabalho da China, estaremos ingressando ao regime de trabalho dos séculos XV ao XIX, já que as semelhanças do mundo do trabalho atual é visivel com o perído da exploração das colônias pelas metrópoles.
   Steve Jobs vá em paz, que há milhões de "seres humanos" vivendo seu sonho corporativo e sua genialidade.

Prof. Demétrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário