terça-feira, 11 de setembro de 2012

Separatismo territorial

Olá leitor, boa noite

Inúmeros povos tentam, cotidianamente, preservar sua identidade cultural. Aspectos como língua e  religião acabam identificando um determinado grupo social.
Entretanto, toda e qualquer manifestação da cultura cristaliza-se no espaço geográfico. Ou seja, o espaço geográfico se confunde com a cultura do povo, que o cria e o recria segundo novos usos ou novas necessidades.
Para que isso ocorra, todos os envolvidos devem concordar com as mudanças, nem sempre simples.
Segundo a Carta das Nações Unidas é um "direito a autodeterminação dos povos", e que os demais Estados nacionais possam inserir uns aos outros na comunidade internacional. Muitas vezes com apoio financeiro, técnico, logístico, educacional.

Mas perder territórios, ver uma vida ser desfeita em razão do novo que chega e quer rapidamente se acomodar não é, como sabemos, tarefa fácil.
É por isso que ao longo da história que os territórios nacionais continuam a ser formados, mesmo na contemporaneidade da globalização que tenta homogenizar o mercado, mas que fragmenta as nações para melhor se desenvolver.

Assim tem-se no mundo curdos, palestinos, ossétios, bósnios, povos autóctones da austrália, tibetanos, bascos, etc. que almejam se tornar livres do jugo de um determinado grupo social. Uns conseguem, como os sudaneses do sul. Outros não, como os chechenos.

Nos links a seguir você poderá fazer o download de alguns dos episódios mais marcantes dessa saga por "identidade nacional".
Clique no símbolo abaixo para assistir slides sobre movimentos separatistas:



Clique no símbolo abaixo para  assistir  slides sobre a fragmentação da antiga Iugoslávia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário