domingo, 11 de setembro de 2011

Atividade para os Segundos Anos Geo Sul

Estamos estudando as fontes de energia, seus impactos ambientais e sociais.
De inúmeras fontes disponíveis no Brasil há uma que recentemente ganhou notoriedade na imprensa: energia termonuclear.
Em razão dos problemas em Fukushima, no Japão, a AIEA estabeleceu novos protocolos de segurança, para amenizar os impactos decorrentes de vazamento ou do descarte de rejeitos ao ambiente.
__________________________
No Brasil já ocorreu um acidente com material radiativo, o césio 137.
Assita um pequeno trecho do  documentário "Césio 137: o brilho da morte" para introduzí-lo ao tema.
Atividade:
Tema:
Césio 137: o acidente que o Brasil esqueceu.
Envie para o email: professormelo@yahoo.com.br um texto, com título, cerca de 30 linhas, no formato word, fonte arial 12, nome completo, número na chamada e a turma.
DATA DE ENTREGA: 30 DE SETEMBRO DE 2011
Seu texto, uma dissertação, poderá seguir algumas linhas de raciocínio, tais como os impactos ambientais, a marginalização econômica (eram catadores de lixo), o papel do Estado brasileiro como agente de intervenção, os perigos decorrentes dos materiais radioativos.

Bom trabalho
Prof. Demétrio

3 comentários:

  1. Pensava que esse vídeo ia ajudar a gente com esse texto, mas nem entender consegui

    ResponderExcluir
  2. O Brasil realmente esqueceu.Por que será que não se fala nisso? Porque não tem relatos sobre uma tragédia em próprio território nacional em livros de geografia, física e química? Será que já foram tomadas medidas pra não acontecer nada parecido de novo? Eu posso não saber porque é anterior a meu nascimento, mas acredito de pessoas mais velhas não se recordam ou se recordam como algo longe, sem perigo. E cadê a mídia pra divulgar isso? Só se fala em tragedias distantes como a do Japão e a de Chernobil. E o Brasil? Por que meus professores nunca falaram isso antes? Obrigada professor por ter nos mostrado isso. Fica a dica: a reportagem do linha direta está muito boa para o entendimento, já que este vídeo é tão rápido. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Nunca esqueci do desastre com o césio 137, era garoto na época, pouco entendia sobre os perigos do material radioativo.
    Hoje sabe-se que esse terrível episódio serviu para o País adotar uma série de medidas legais, o CONAMA possui resoluções específicas para tal, além de observadores internacionais, tais como AIEA que regulamenta internacionalemnte a manipulação destas substâncias.

    ResponderExcluir