sexta-feira, 13 de abril de 2012

3° ANO GEO SUL - TEXTO COMPLEMENTAR


Os anos das décadas de 1950 e 1960 os Estados Unidos vivenciou seu período de ouro, com forte crescimento econômico e u um ímpeto pelo capitalismo, sem concorrentes significativos, transformam-nos em um Estado Hegemônico.
Entretanto, o cenário austero iria mudar rapidamente, Alemanha, Japão e Coreia do Sul se transformariam rapidamente, conquistando mercados, que anteriormente, eram cativos dos Estados Unidos, e as transformações no Oriente Médio em torno do Petróleo e da criação do Cartel da OPEP iria elevar os gastos com energia, nãos só dos Estados Unidos, como colocaria a América Latina inteira em uma profunda crise econômica.
Esse era o palco se projetava para os anos da década de 1980, forte endividamento do Estado, crises fiscais em todo o continente americano, acirramento das disputas com o Estado Soviético, exigiriam um esforço hercúleo: abrir ainda mais o mercado mundial.
Vieram as reformas pró-liberais no Reino Unido e nos Estados Unidos, e para tanto havia uma urgência em operacionalizar o sistema liberal, através da troca de dívidas de grandes corporações pelas dívidas soberanas.
No texto que você terá acesso, de Michel Chossudovsky, fica claro o papel que os Estados Hegemônicos – capitalistas – tiveram (e ainda o têm) sobre o sistema financeiro mundial e seu processo de endividamento.
O texto pode ser baixado:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário