sábado, 4 de junho de 2011

Expansão do Setor Energético Brasileiro

Em meio a muita polêmica em torno da construção de complexos hidrelétricos na imensa bacia Amazônica, o Ibama liberou a construção do complexo do Jari, que poderá gerar 373,4 MW.
Ambientalistas e grupos sociais na Amazônia são contrários, pois causam sérios danos ambientais e comprometem a sustentabilidade da floresta.
Mas o progresso material necessita da entrada ilimitada de energia, que para o Governo as hidrelétricas ampliam o capital privado nacional, empregam muita mao de obra e fomentam o desenvolvimento científico no País.
____________________________________________________

Ibama autoriza construção de Santo Antônio do Jari

BRASÍLIA (Reuters) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou nesta sexta-feira a licença de instalação que permitirá a construção da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, na divisa do Amapá com o Pará.
Sob responsabilidade do consórcio ECE Participações, a usina terá capacidade para gerar 373,4 megawatts (MW) e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o Ibama, a obra será executada em uma área que era destinada à produção de papel, no âmbito do Projeto Jari. Assim, não será necessário desmatar floresta nativa na região para a instalação do canteiro de obras.
O Ibama exigiu dos empreendedores que a manutenção de uma vazão mínima no rio Jari para preservar o uso turístico da cachoeira Santo Antônio.
Na quarta-feira, o Ibama já havia autorizado a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que terá potência de 11,2 mil MW.
(Reportagem de Leonardo Goy)

http://br.finance.yahoo.com/news/Ibama-autoriza-constru%C3%A7%C3%A3o-rbr-4119098496.html?x=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário